Publicado em 26 nov 2019

As especificações das placas cerâmicas de revestimento

Redação

A cerâmica é considerada o material artificial mais antigo produzido pelo homem. O termo deriva do grego kéramos que significa terra ou argila queimada. As placas cerâmicas são um dos materiais tradicionais mais importantes e amplamente usados para revestir pisos e paredes. Já a indústria cerâmica possui setores com características bastante individualizadas e com níveis de avanço tecnológico distintos: cerâmica vermelha; cerâmica branca; materiais refratários; isolantes térmicos; fritas e corantes; abrasivos; vidro, cimento e cal; cerâmica de alta tecnologia/cerâmica avançada; revestimentos cerâmicos. A cerâmica para revestimento constitui um segmento da indústria de transformação, de capital intensivo, inserido no ramo de minerais não metálicos e tem como atividade a produção de placas para revestimentos de pisos e paredes. É um fundamental que esses produtos sejam produzidos conforme as normas técnicas.

placa2Da Redação –

Para alguns construtores, as principais vantagens do uso da cerâmica estão ligadas à alta resistência, durabilidade, beleza e diversidade de tipos e preços, disponibilidade e ampla rede de fabricantes brasileiros do produto. Além disso, podem ser citados outros aspectos positivos, tais como o fato de ser um produto antialérgico, de fácil limpeza, fácil colocação e que não propaga chamas.

O revestimento cerâmico é composto por um conjunto de elementos distintos que funcionam como uma estrutura organizada: substrato (base); argamassa de regularização (emboço) e argamassa de assentamento; placa cerâmica; diferentes tipos de juntas; argamassa de rejuntamento. revestimento cerâmico como um conjunto formado pelas placas cerâmicas, pela argamassa de assentamento e pelo rejunte. As placas cerâmicas são constituídas, em geral, por três camadas: o suporte ou biscoito, o engobe, que tem função impermeabilizante e, ao mesmo tempo deve garantir aderência da terceira camada, e o esmalte, camada vítrea que também impermeabiliza, além de decorar uma das faces da placa.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica