Publicado em 03 dez 2019

A ciência antártica como investimento: by science we conquer

Redação

A Antártida guarda uma importância muito maior e mais imediata para todos os países que lá marcam a sua presença: a de se colocar nas fronteiras do conhecimento em múltiplos ramos da ciência. Uma verdadeira aposta ao futuro.

ignacio

Ignacio Javier Cardone

Resulta bastante comum ver a presença na Antártida como resultado de interesses geopolíticos e econômicos. Entendida assim, a participação de qualquer Estado nas pesquisas desenvolvidas nesse continente, não são mais do que a porta de entrada para os potenciais recursos naturais que o continente pode vir eventualmente a proporcionar.



Contudo, a Antártida guarda uma importância muito maior e mais imediata para todos os países que lá marcam a sua presença: a de se colocar nas fronteiras do conhecimento em múltiplos ramos da ciência. Uma verdadeira aposta ao futuro.

O continente branco é, em muitos sentidos, único. Trata-se do continente mais frio, seco e com maior altura média do planeta, e o único no qual não existe população humana permanente. Isolado do resto do globo, foi apenas em 1820 que o continente foi efetivamente avistado, e só nos últimos anos do século XIX que a exploração deste começou. Pe...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica