Publicado em 03 dez 2019

As inovações e os desafios da indústria de alimentos

Redação

A agroindústria promoveu grandes avanços, fornecendo tecnologia para agricultores e permitindo fazer mais com menos, ou seja, aumentar a produção com o mesmo espaço físico.

joão

João Dornellas

Responsável por cerca de 10% do faturamento total do PIB (Produto Interno Bruto), a indústria de alimentos é, sem dúvida, uma das principais locomotivas de desenvolvimento do país, com receita de R$ 656 bilhões, mais de 1,6 milhão de empregos diretos e investimentos da ordem de R$ 14 bilhões em fusões e aquisições. No mercado externo, o Brasil se destaca por fornecer alimentos para mais de 180 países e ser o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo.



Para se ter uma dimensão da importância desse desempenho internacional, vale registrar que 50% do saldo total da balança comercial brasileira em 2018 veio da indústria da alimentação. No contexto internacional, um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que a população mundial passará dos atuais 7,5 bilhões de pessoas para 9.7 bilhões em 2050.

No âmbito da alimentação, a atual oferta de comida é considerada suficiente para o planet...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica