Publicado em 03 dez 2019

Os aditivos químicos em concreto

Redação

As misturas químicas são os ingredientes do concreto que não o cimento Portland, a água e o agregado que são adicionados à mistura imediatamente antes ou durante a mistura. Os produtores usam aditivos principalmente para reduzir o custo da construção em concreto; modificar as propriedades do concreto endurecido; garantir a qualidade do concreto durante a mistura, transporte, colocação e cura; e superar certas emergências durante operações concretas. Enfim, é fundamental conhecer os requisitos para os aditivos químicos destinados a concretos de cimento Portland.

aditivo2Da Redação –

O uso bem-sucedido de aditivos depende do uso de métodos apropriados de dosagem e concretagem. A maioria dos aditivos é fornecida na forma líquida pronta para uso e adicionada ao concreto na planta ou no canteiro de obras. Certas misturas, como pigmentos, agentes expansivos e auxiliares de bombeamento, são usadas apenas em quantidades extremamente pequenas e geralmente são enviadas em lotes manualmente a partir de contêineres pré-medidos.



A eficácia de uma mistura depende de vários fatores, como o tipo e a quantidade de cimento, teor de água, tempo de mistura, queda e temperaturas do concreto e do ar. Às vezes, os efeitos semelhantes aos obtidos com a adição de aditivos podem ser alcançados alterando a mistura de concreto - reduzindo a proporção água-cimento, adicionando cimento adicional, usando um tipo diferente de cimento ou alterando a gradação agregada e agregada.

Os aditivos são cl...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica