Publicado em 03 dez 2019

Os ensaios em dormentes de aço

Redação

Os dormentes de aço são usados para trilhos sujeitos a cargas de eixo m

édias ou pesadas. Eles são leves e dimensionalmente mais precisos que os de madeira ou concreto. Suas múltiplas vantagens, incluindo um menor custo em comparação com os dormentes de madeira, os tornam uma solução técnica eficaz para redes ferroviárias modernas. Assim, são estabelecidos os requisitos mínimos e métodos de ensaio para o fornecimento de dormentes de aço, destinados à via férrea lastreada.

dormente2Da Redação –

No Brasil, ainda se utilizam, em larga escala, dormentes de madeira, mas, devido a problemas ambientais e custos elevados, tem-se buscado alternativas em dormentes de concreto e de aço. Os primeiros dormentes de aço remontam ao início das ferrovias, na primeira metade do século XIX.

Foram desenvolvidos diversos tipos de dormentes de aço, diferenciando-se muitos deles, na forma geométrica, por simples detalhes ou pela fixação dos trilhos. Em síntese, consistem numa chapa laminada, em forma de U invertido, curvada em suas extremidades, a fim de formar garras que penetram no lastro e opõem-se ao deslocamento longitudinal e transversal da via.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica