Publicado em 03 dez 2019

Os riscos das ferramentas elétricas

Redação

Além da vibração no braço, há uma série de outros riscos para os trabalhadores ao usar ferramentas manuais. Por exemplo, ruídos, perfurações e cortes causados por equipamentos cortantes, como as tesouras, agulhas, guilhotinas de papel, facas, formões, furadeiras, serras elétricas, chaves de fenda, etc. Na medida do possível, deve-se usar proteções e roupas de proteção, como máscaras, protetores auriculares e luvas. Importante atentar para o uso de ferramentas durante as operações de trabalho e seu armazenamento quando não estiverem em uso. Dessa forma, é sadio conhecer sobre a segurança de ferramentas operadas a motor elétrico ou impulsionadas magneticamente: ferramentas portáteis, ferramentas transportáveis (semiestacionárias) e máquinas para grama e jardim.

ferramenta2Da Redação –

Para evitar acidentes no local de trabalho resultantes do uso incorreto de ferramentas manuais, é importante que os trabalhadores entendam o uso adequado desses itens. Os gerentes e líderes de departamento devem incentivar os funcionários a discutir suas preocupações sobre os perigos envolvidos no uso delas.



Durante a sessão, peça a cada funcionário que pratique os métodos corretos para operar as ferramentas manuais. É importante que todos tenham a oportunidade de usar as ferramentas na sessão de treinamento. Tenha exercícios previamente preparados para permitir que cada funcionário use as ferramentas manuais na área operacional. Demonstre o cuidado e o armazenamento adequados das ferramentas.

As ferramentas elétricas sempre exigem cuidados adicionais. Com elas é preciso proteger-se contra choques ou eletrocussão, através de isolação dupla, interruptores e tomadas de três pinos. É importante, também, não as opera...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica