Publicado em 10 dez 2019

A agricultura 5.0

Redação

A agricultura, ou como querem hoje os mais modernos o agronegócio, se refere a todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio de produtos agrícolas. Dessa forma, integram a cadeia do agronegócio os mais variados perfis como as empresas agrícolas, pecuária, fabricantes de agrotóxicos, desenvolvedoras de sementes para plantio, fabricantes de máquinas e equipamentos rurais, produtores de rações, frigoríficos, empresas de laticínios, fabricantes de sucos, moinhos, armazéns e silos, atacadistas, distribuidores, exportadores, etc. Como o advento da internet, esse setor também irá se alterar. Assim, com a crescente adoção da Internet das Coisas (IoT), os dispositivos conectados penetraram em todos os aspectos da sociedade, desde saúde e fitness, automação residencial, automotiva e logística, até cidades inteligentes e IoT industrial. Portanto, é lógico que os dispositivos conectados e a automação encontrem sua aplicação na agricultura e, como tal, melhorem tremendamente quase todas as facetas dela. Como alguém ainda pode confiar em cavalos e arados quando carros autônomos e realidade virtual não são mais uma fantasia de ficção científica, mas uma ocorrência cotidiana? A agricultura passou por várias transformações tecnológicas nas últimas décadas, tornando-se mais industrializada e impulsionada pela tecnologia. Ao usar vários dispositivos agrícolas inteligentes, os agricultores obtiveram melhor controle sobre o processo de criação de gado e cultivo, tornando-o mais previsível e melhorando sua eficiência.

editorial5De fibras a alimentos e combustível, quase todos os aspectos da vida cotidiana são alimentados pela agricultura. Os agricultores colhem fibras de algodão como pano, criam vacas leiteiras e cultivam grãos como alimento e combustível. Agora, o emprego de tecnologia na agricultura não é, exatamente, uma novidade. Uma das primeiras ferramentas tecnológicas incorporadas à produção de alimentos foi o uso do global positioning system (GPS).



São aplicativos de localização que dão coordenadas de determinados lugares na Terra por meio de receptores de sinais emitidos por satélites. Isso possibilitou a implementação de outras tecnologias, como as máquinas guiadas por computadores e por satélites.

Mais recentemente, aplicativos estão sendo utilizados para monitorar plantações remotamente, via smartphone, computadores ou tablets. Além disso, sensores espalhados pela propriedade e conectados à internet são capazes de gerar um grande volume de dados que podem ser analisa...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica