Publicado em 17 dez 2019

A operação segura de caçambas basculantes

Redação

O basculamento é uma das operações mais arriscadas realizadas pelos caminhoneiros. Para evitar acidentes, é preciso que se siga todo o procedimento de forma bastante rígida, pois qualquer falha pode gerar grandes problemas. Os acidentes durante o basculamento não são tão comuns, pois a maioria dos caminhoneiros cuida muito bem do processo. Mas, vez por outra, surgem notícias de capotamentos, ou ocorrências graves geradas por caminhões circulando com a caçamba erguida. A questão é que o basculamento exige tantos procedimentos preventivos que alguns deles podem ficar para trás no momento de realizar a operação. Por isso, um checklist é importante para se certificar de que não há nenhum problema na hora de bascular. Assim, deve-se conhecer a conformidade normativa para segurança do sistema hidráulico utilizado em implementos rodoviários do tipo caçamba basculante com peso bruto total (PBT) acima de 3.500 kg, com o objetivo de evitar falha operacional e/ou falha mecânica.

basculante2Da Redação –

Normalmente, quando se vai distribuir a carga dentro da caçamba, deve-se lembrar de que o basculamento acontecerá posteriormente. Se ela for composta de vários materiais diferentes, deve-se saber quais deverão ser escoados do caminhão primeiro e dê preferência para que os mais leves fiquem mais ao fundo. Assim fica mais fácil a retirada no momento da operação.



Um problema são as cargas úmidas, pois elas podem grudar no fundo da caçamba. Com isso, ao bascular o caminhão, a carga pode ficar presa e sair toda de uma vez depois, o que pode causar acidentes ou mesmo danificar o carregamento. Para evitar riscos, bascule aos poucos, tentando soltar a carga com a ajuda de algum objeto.

Não se deve tentar desprender a carga dando trancos na caçamba, pois isso prejudica o conjunto hidráulico e, ainda, pode fazer com que o material saia de uma vez só, causando acidentes. O caminhão deve ser carregado com peso certo, nunca a...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica