Publicado em 23 dez 2019

A certificação dos softwares

Redação

Deve-se ter um planejamento adequado para que a qualidade do software seja atingida, conforme a definição de qualidade que deverá ser alcançada. Para isso são necessários modelos, padrões, procedimentos e técnicas para atingir essas metas de qualidade propostas. Na verdade, a indústria de software reconhece o valor das micro-organizações (Very Small Entities - VSE) no fornecimento de importantes serviços e produtos. Uma VSE é uma entidade (empresa, organização, departamento ou projeto) que tem até 25 pessoas. As VSE também desenvolvem e/ou mantêm software usado em sistemas maiores; consequentemente, muitas vezes é requerido o reconhecimento das VSE como fornecedores de software de alta qualidade.

software2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Atualmente, qualquer produto não tem sua própria qualidade, mas esta passa a ser a sua capacidade de atender às expectativas do cliente. A qualidade se tornou como o grau no qual um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou serviço satisfaz a requisitos ou as necessidades ou expectativas implícitas ou explícitas de clientes.



Dessa forma, a qualidade de um software é um objetivo do processo de desenvolvimento. A se desenvolver um produto, deve-se ter previamente estabelecidas, como perspectiva, as características de qualidade que se deseja alcançar.

O setor de desenvolvimento de softwares também vem evoluindo profundamente desde a fase em que o seu desenvolvimento era considerado arte, sendo agora um dos setores mais dinâmicos da economia. É um setor no qual a criatividade e a inovação são características intrínsecas.

A presença do software no dia a dia das pessoa...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica