Publicado em 23 dez 2019

A conformidade da caixa para medidor de energia elétrica

Redação

O medidor de energia elétrica também é conhecido popularmente como relógio de luz. A sua função é justamente medir o consumo de energia elétrica de corrente alternada. Os medidores de energia medem o consumo de energia elétrica mensalmente em kWh. Já as caixas em materiais metálicos e não metálicos acomodam o medidor de energia elétrica e/ou os acessórios que compõem o sistema de medição para valores de tensão até 1.000 V ca ou 1.500 V cc instalados ao tempo ou em ambiente abrigado.

caixa2Da Redação –

Atualmente, no Brasil, o medidor de energia elétrica mais usado é o medidor bifásico 3 fios. Saiba que existem dois tipos de medidores de energia elétrica, o eletrônico e o eletromecânico. O do tipo eletromecânico é mais antigo e funciona por meio da indução eletromagnética.

Este tipo de medidor tem um disco de metal que gira quando a eletricidade passa pelas bobinas, gerando um campo magnético. Este campo só vai impulsionar o disco girando-o quando a energia está sendo consumida. E nestas condições, acontece o movimento da engrenagem e dos ponteiros do medidor.



A velocidade de rotação do disco está diretamente relacionada com o campo magnético. Portanto, quanto mais forte for o campo magnético, mais rápido o disco vai girar e consequentemente, mais energia será consumida. Mesmo sendo antigo, continua sendo muito eficiente e por isso é bastante utilizado em vários países pelo mundo.

O medidor de energia elétrica...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica