Publicado em 23 dez 2019

A ficção científica no Antropoceno

Redação

A ficção científica pede que se olhe tudo mais profundamente, desestabilize as velhas formas de pensar e liberte a imaginação para colocar vários futuros, para que possamos habitar melhor o mundo real, o mundo atual.

ficção2Vandana Singh

Quando saí do pequeno avião e dei os meus primeiros passos na tundra com neve, pensei na estranheza do mundo. Aqui estava eu, um expat indiano que vivia nos EUA, nascido sob o sol quente do verão de Délhi, entrando em um lugar que não conhecia a luz do sol durante seis meses do ano.

A borda do norte do Alasca está bem dentro do Círculo Polar Ártico e aqui não há árvores. Momentos depois, quando eu estava à beira do Oceano Ártico congelado, pensei na obra-prima clássica de Ursula K. Le Guin, The Left Hand of Darkness, que se passa em um mundo em que um humano é enviado a um exílio e o planeta se chama inverno.



Eu estava aqui no fim do mundo, para estudar o fim do mundo. Tais finais são coisas de ficção científica, que excedem qualquer outra literatura em seu gosto por apocalipses de vários tipos. O apocalipse e a distopia têm sido usados como uma crítica dos costumes e valores sociais humanos, bem como do relacionamento p...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica