Publicado em 29 dez 2019

A gestão de incêndios em tanques de armazenamento

Redação

As propriedades inerentes a certos produtos perigosos, em especial hidrocarbonetos, armazenados, processados e produzidos em unidades industriais, apresentam vários riscos que são específicos do seu armazenamento. Alguns desses fenômenos têm o potencial de causar danos significativos, que são abordados durante o desenvolvimento de programas de prevenção de incêndios e o planejamento do atendimento de emergência. Assim, os especialistas precisam conhecer informações e orientações sobre incêndios em tanques de armazenamento atmosféricos contendo materiais inflamáveis e combustíveis.

tanque2Da Redação –

Depois de muitos anos de observação, a experiência mostra que o sistema de comando de incidentes é uma ferramenta eficiente para situações que abrangem desde acidentes locais menores a emergências maiores, que requerem ajuda externa. É especialmente adequado para emergências que demandam muitos recursos, como grandes incêndios em tanques.



O sistema de comando de incidentes (SCI) é um sistema de gerenciamento integrado para emergências, como incêndios, derramamento de materiais perigosos, acidentes com muitas vítimas, terremotos, enchentes, etc. O SCI proporciona uma estrutura de gerenciamento com funções modulares definidas para a coordenação dos recursos envolvidos no atendimento à emergência, como o pessoal e as operações da instalação, o corpo de bombeiro local, as organizações de ajuda mútua e os equipamentos utilizados.

Muitos locais destinam instalações e equipes para o funcionamento de um centro de operações de e...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica