Publicado em 29 dez 2019

A realidade aos olhos dos sistemas de gestão na Total Productive Maintenance (TPM)

Redação

A TPM visa principalmente otimizar os processos para a redução de impactos de manutenção, direcionando os equipamentos para sua capacidade máxima, reduzindo as manutenções corretivas, adequando os fluxos de trabalho para as manutenções preditivas, tornando, assim, o sistema de manutenção um aliado ao processo de produção.

luiz

Luiz Otávio Goi Junior

A TPM ou a manutenção produtiva total é uma metodologia filosófica de trabalho, assim como o lean manufacturing, que visa integrar todos os envolvidos na cadeia de necessidade da manutenção de máquinas e equipamentos a fim de criar um formato sistêmico de controle e gestão, visando maior produtividade e qualidade nos serviços de manutenção. Como lean manufacturing, foca nos oito tipos de desperdícios e, além disso, atua com seus pilares para minimizar os seis tipos de perda ligadas a equipamentos: perda por quebra do equipamento; perda por interrupção momentânea; perda por setup; perda por variação de ritmo de produção; perda por qualidade; e perda por processo produtivo inicial.

 



Esses tipos de perda são muito mais ligadas aos sistemas de gestão produtiva em si do que por conta de processo de manutenção propriamente dito. Isto porque a TPM visa principalmente otimizar os processos para redução de impactos de manutenção, direcionando...

Artigo atualizado em 04/05/2020 04:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica