Publicado em 29 dez 2019

As fibras de aço para o concreto

Redação

O concreto reforçado com fibra é um material compósito composto de cimento Portland, agregado e fibras. O concreto não reforçado normal é quebradiço com uma baixa resistência à tração e capacidade de deformação. A função das fibras irregulares distribuídas aleatoriamente é preencher as rachaduras no compósito. As fibras são geralmente utilizadas no concreto para gerenciar a trincagem por contração plástica e a secagem da trincagem por contração. Também diminuem a permeabilidade do concreto e, portanto, reduzem o fluxo de água. Alguns tipos de fibras criam maior impacto, abrasão e resistência à ruptura no concreto, porém, normalmente, as fibras não aumentam a resistência do concreto à flexão. A quantidade de fibras necessárias para uma mistura de concreto é determinada como uma porcentagem do volume total dos materiais compósitos, sendo que as fibras estão ligadas ao material para permitir que o concreto reforçado com fibra resista a tensões consideráveis durante o est

ágio pós-fissuração. O esforço real das fibras é aumentar a tenacidade do concreto. Pode-se entender fibras de aço destinadas ao uso em concretos reforçados com fibras, em todos os tipos de concreto e outros compósitos cimentícios, inclusive em concreto com aplicação por bombeamento (concreto projetado) ou utilizados em pavimentação, pré-moldados, preparação in situ ou reparo.

fibra2Da Redação –

Nos últimos anos, o concreto reforçado com fibra de aço passou gradualmente de um material novo e não comprovado para um que alcançou reconhecimento em diversas aplicações de engenharia. Ultimamente, tornou-se mais frequente substituir o reforço de aço por concreto reforçado com fibra de aço. As aplicações de concreto armado com fibra de aço têm sido variadas e generalizadas, devido às quais é difícil categorizar. As mais comuns são revestimentos de túneis, lajes e pavimentos de aeroportos.



Muitos...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica