Publicado em 29 dez 2019

Os hospitais ainda não humanizaram a fototerapia em recém-nascidos

Redação

A fototerapia é o uso de luz visível para tratar icterícia grave no período neonatal. Aproximadamente 60% dos bebês a termo e 85% dos bebês prematuros desenvolverão icterícia clinicamente aparente, que classicamente se torna visível no dia 3, atinge o pico nos dias 5-7 e se resolve aos 14 dias de idade em um bebê a termo e aos 21 dias no bebê pré-termo. O tratamento com fototerapia é implementado para prevenir os efeitos neurotóxicos da bilirrubina não conjugada sérica elevada. Os hospitais e os planos de saúde ainda não entenderam o lado humano do problema relacionado com esse tratamento: são os pais do recém-nascido que, decepcionados com a má notícia de que não poderão voltar para casa, decorre um sentimento de tristeza, descontentamento e de frustração da mãe, perante a suspensão da alta hospitalar prevista para 48 horas de vida da criança. A fototerapia é um método seguro e eficaz para diminuir ou prevenir o aumento dos níveis séricos de bilirrubina não conjugada e reduz a necessidade de transfusão de troca em neonatos. Deve-se entender a à segurança básica e ao desempenho essencial dos equipamentos de fototerapia para recém-nascido.

fototerapia2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Por experiência própria, primeiro com uma filha, nascida em 1992, que teve que ficar no hospital sem a minha mulher. Eu a levava todos os dias de madrugada para ela acompanhar e amamentar a criança. Arcava com as despesas de almoço, janta, café, etc. No começo da noite ia buscá-la e essa maratona se prolongou por uma semana. O plano de saúde nem aí.

 



Agora em 2019, o filho dessa mesma filha, meu neto, recebeu alta com a recomendação de sol e a gente, por conta própria, fizemos banhos com chá de picão. Não resolveu, teve que ser internado. Pelo menos mudaram os procedimentos hospitalares: a mãe pôde ficar ao lado da criança no banho de luz, para amamentar e dormir ao lado.

A crítica pode ser feita à ala hospitalar: bem inferior ao primeiro atendimento, com enfermeiras sem grande preparo, não muito treinadas, quarto pequeno e abafado, aparelho de ar-condicionado pequeno e insuficiente. Ou seja, a ...

Artigo atualizado em 04/04/2020 01:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica