Publicado em 07 jan 2020

A identificação dos animais por radiofrequência

Redação

A identificação por radiofrequência (radio frequency identification - RFID) refere-se às tecnologias que identificam, remotamente por meio de ondas de rádio, qualquer objeto com uma etiqueta RFID. Essa consiste em um chip conectado a uma antena que contém várias informações sobre o status do objeto rastreado (temperatura, pressão, fonte, etc.). Ele pode ser descriptografado por um leitor externo que coleta e transmite as informações contidas na tag ou metadados. A maioria das tags usadas é considerada passiva, o que significa que elas reemitem as ondas que recebem do leitor quando as ondas passam por meio de seu campo magnético. Esse modo de identificação, que não exige nenhum contato entre as tags e o leitor, pode atender a uma variedade de necessidades. As tecnologias RFID estão melhorando e têm aplicações difundidas, abrangendo desde o sensoriamento remoto até as transações cotidianas (passes de transporte público, pedágios eletrônicos, códigos de barras de embalagens, etc.) e ajudam a melhorar a rastreabilidade de animais, produtos e mercadorias. É obrigatório obedecer as normas técnicas para que as informações armazenadas sejam transferidas a um transceptor.

editorial2As tecnologias de identificação por radiofrequência (RFID) visam identificar qualquer objeto definido, equipado com uma etiqueta ou chip RFID (tags), usando transmissão de dados por ondas de rádio, sem a necessidade de contato com um leitor. O uso de frequências de rádio para a identificação de tags permite a comunicação cega, a distâncias variadas e, às vezes, com centenas de objetos quase simultaneamente.



Assim, as RFID identificam, remotamente através do uso de ondas de rádio, qualquer objeto equipado com uma etiqueta RFID. Essa tag pode ser descriptografada por um leitor externo que coleta e transmite as informações contidas. Esse modo de identificação, que não exige nenhum contato pode atender a uma variedade de necessidades. As tecnologias RFID estão florescendo atualmente e têm aplicações difundidas, abrangendo desde o sensoriamento remoto até as transações cotidianas (passes de transporte público, pedágios eletrônicos, códigos de barras de embalagens, etc.) ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica