Publicado em 07 jan 2020

O gerenciamento de ativos físicos da manutenção em uma planta industrial farmacêutica

Redação

A gestão de ativos consiste em boas práticas a serem utilizadas por uma planta industrial farmacêutica e em seu processo de controle de ativos que busca alcançar resultados desejados e sustentáveis, sendo considerada uma ação coordenada para realizar valor com seus ativos. A popularidade do tema é justificável: as iniciativas voltadas para a administração dos bens de uma empresa têm feito toda a diferença para oferecer um produto mais competitivo no mercado.

farmácia2Fabiano Ferreira Matias Neto e Gilson Brito Alves Lima

O critério utilizado para a realização deste trabalho consistiu em: uma pesquisa nos documentos e procedimentos que definem o atual modelo de gestão da manutenção das empresas, coleta de informações nos bancos de dados de empresas que registram as ocorrências de falhas dos ativos e as ordens de serviços realizados nos ativos estudados, análise dos dados e geração de resultados através de planilhas eletrônicas e, por fim, uma busca de informações para subsidiar a demonstração da proposta de implantação da gestão de ativos no processo de manutenção de uma planta industrial farmacêutica.



Tendo em vista estes fatores, o estudo da gestão da manutenção aparece como sendo de mais valia no cenário encontrado pelos profissionais de engenharia na busca de otimização e melhoria de processos. Onde há o fato do negócio da organização depende diretamente da disponibilidade dos ativos, a responsabilid...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica