Publicado em 14 jan 2020

A qualificação da soldagem

Redação

A soldagem é um processo utilizado para a união de materiais, particularmente metais e suas ligas, através da fusão quase imediata, seguida da solidificação dos materiais, quando expostos a uma fonte de calor. Muito utilizado na indústria em geral, o processo de soldagem serve para a fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas metálicas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, carros, etc.). Existem diversos tipos de processos de soldagem e cada um possui sua aplicação adequada. Sabendo disso, iremos apresentar cada processo de solda, dando um pequeno resumo sobre cada um. Esses processos requerem habilidade, conhecimento dos materiais empregados no processo, e procedimento para executar essa soldagem, dentre inúmeros outros fatores que devem ser avaliados. Devido ao grande número de variáveis envolvidas, todo o processo de soldagem, incluindo, procedimento, material base, consumíveis e a habilidade do soldador, necessita ser validado por uma série de ensaios para cada situação. Estas validações são inseridas nos principais documentos chamados especificação de procedimento de soldagem, registro de qualificação de procedimento de soldagem, registro de qualificação de soldador e devem fazer parte integrante do processo de qualificação da soldagem e ser arquivados juntos com os relatórios dos ensaios realizados.

 

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

A soldagem é o processo de unir metais por derretimento das peças e, em seguida, usa-se um enchimento para formar uma junta. Isso pode ser feito usando diferentes fontes de energia, de uma chama de gás ou arco elétrico para um laser ou ultrassom. Até os primórdios do século 20, a soldagem era feita através de um processo conhecido como soldagem forjada que consistia em aquecer as peças a serem consertadas e depois martelar até que elas se amalgassem. Com o advento da eletricidade, o processo tornou-se mais fácil e rápido, e desempenhou um papel importante na indústria.

O processo de soldagem por arco elétrico necessita de um eletrodo (consumível que transfere energia e fecha o circuito com as peças soldadas), um material protetor para evitar a oxidação e contaminação do cordão de solda durante o estado líquido e uma fonte de tensão e corrente (responsável pelo fornecimento de energia para fusão e alimentação do circuito). Os mais utilizados são: com eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, arame tubular e plasma.

 



Devido a facilidade deste processo, a...

Artigo atualizado em 09/06/2022 03:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica