Publicado em 14 jan 2020

Os riscos das emergências em túneis

Redação

Uma emergência em túnel exige demandas extremamente altas em soluções de comunicação e segurança. Os acidentes e falhas em áreas de túneis são extremamente perigosos para todos os envolvidos. Caso ocorra um incidente, é de importância fundamental que os usuários da estrada tenham a maior segurança possível, além de assistência imediata. Nesta situação, as centrais de chamadas de emergência são um potencial salva-vidas. Elas podem trabalhar em rede e ser equipadas com monitor no centro de controle, o que garante uma rápida localização de pessoas que precisam de assistência e que todos os postos de chamada sejam monitorados. Dessa forma, deve-se entender a operação dos sistemas eletroeletrônicos em túneis rodoviários e/ou urbanos, em situações de emergência e de segurança pública, além dos sistemas de sinalização e de comunicação de emergência relacionados com a prevenção e a proteção contra incêndio (incidentes) de usuários, cargas transportadas e patrimônio público ou privado.

Da Redação – 
Por exemplo, se um ônibus com 25 passageiros e um veículo particular com várias pessoas sofrerem um grave acidente em um túnel da rodovia e um dos veículos pega fogo. Poucas situações são mais perigosas do que isso: há pessoas envolvidas, fumaça, pouca visibilidade e confusão. Os serviços de emergência recebem a primeira chamada em poucos minutos.
O que acontece depois? Deve existir um protocolo de emergência que será ativado. Logo após a chegada dos bombeiros, e apenas meia hora depois, todas as pessoas afetadas foram evacuadas e a situação está sob controle. Todas as partes envolvidas (centro de controle de túneis, equipe de socorristas, corpo de bombeiros, serviço de emergência 190, guarda civil, equipes de resgate e autoridades) agiram de acordo com um protocolo perfeitamente definido que garantiu que todos esses serviços e o grande número de especialistas e sistemas técnicos envolvidos funcionassem como um relógio.

A operação em túneis requer a elaboração de um plano que cubra todos os...

Artigo atualizado em 08/06/2022 03:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica