Publicado em 21 jan 2020

As normas técnicas para controlar o pânico em incêndios

Redação

As pessoas envolvidas em um incêndio podem ser tomadas pelo pânico. Essa situação pode levá-los a uma condição irracional, dando vazão a vários instintos primitivos básicos, como a fuga, a luta pelo espaço e o medo. Cada pessoa apresenta reações próprias, podendo ir desde o choro convulsivo e histérico até permanecerem estáticas, aparentemente sem reação. Há vários tipos de incêndios nos quais as pessoas, na busca frenética e desordenada por uma saída do local sinistrado, acabaram, infelizmente, em locais de difícil acesso para o salvamento, como banheiros, atrás de armários, debaixo de mesas ou em locais inundados pela fumaça, tornando-se vítimas fatais. A tentativa desordenada de evasão, impulsionada pelo desejo único de permanecer vivo, estabelece a lei do mais forte em toda sua dimensão, e, invariavelmente, ocorrem pisoteamentos, esmagamentos e saltos para morte. Esses são gestos desesperados e traduzem não uma tentativa de escapar, mas o último esforço para reduzir o martírio e os sofrimentos da morte pelo fogo. Por esses motivos, nem sempre a vítima facilita a ação dos bombeiros que devem conseguir realizar uma ação correta de convencimento, persuasão ou domínio das vítimas.

mauricio

Mauricio Ferraz de Paiva

Alguns fenômenos sociais, em particular o problema do pânico coletivo, apresentam características de emergência. Pois é através das ações de cada pessoa em pânico que surge um sistema totalmente complexo e descontrolado, podendo levar a muitos mortos e feridos. O comportamento coletivo se manifesta em qualquer tipo de sistemas onde os padrões são determinados pelas interações de um grupo de pessoas. Não há necessidade de se ter um líder e a comunicação também não é explícita entre elas.



O comportamento coletivo apresenta um princípio que é útil tanto para a natureza quanto para os humanos: deve haver algumas tarefas que são mais fácies de serem realizadas em grupo ao invés de sozinhas. Alguns exemplos de comportamento coletivo que podem ser encontrados na natureza são: bando de pássaros, cupins construindo seu cupinzeiro e uma colônia de formigas.

Ao ver uma revoada de pássaros, observa-se que não...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica