Publicado em 21 jan 2020

Destrinchando a ISO 45001

Redação

A saúde e segurança no trabalho lida com todos esses aspectos no local de trabalho e tem um forte foco na prevenção primária dos riscos. A saúde dos trabalhadores tem vários determinantes, incluindo fatores de risco no local de trabalho, levando a câncer, acidentes, doenças osteomusculares, doenças respiratórias, perda auditiva, doenças circulatórias, distúrbios relacionados ao estresse e doenças transmissíveis, entre outros. O emprego e as condições de trabalho na economia formal ou informal abrangem outros determinantes importantes, incluindo horário de trabalho, salário, políticas no local de trabalho relacionadas à licença maternidade, provisões de promoção e proteção à saúde, etc. Dessa forma, é fundamental conhecer os especifica os requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho (SST) e fornece orientação para o seu uso, permitindo que as organizações proporcionem locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, bem como melhorando proativamente o seu desempenho de SST.

trabalho2

Da Redação – 

Dedicado ao estudo e à prevenção de lesões e doenças no local de trabalho, o campo da saúde e segurança no trabalho é responsável pelos resultados positivos alcançados pelos trabalhadores no mundo nos últimos 200 anos. Máquinas perigosas e fábricas mal ventiladas eram comuns, depois foram abertos os caminhos para ambientes mais seguros e limpos para os funcionários.

 



Contudo, no Brasil, ainda há muito o que fazer. A combinação de legislação, regulamentação do ramo executivo e autorregulação por empresas responsáveis vem gradativamente transformando os locais de trabalho. Como resultado, as taxas de acidentes e fatalidade na maioria das indústrias ainda se mantém altas.

Pode-se dizer que a saúde e segurança no trabalho é o campo da saúde pública que estuda as tendências de doenças e lesões na população trabalhadora e propõe e implementa estratégias e regulamentos para evitá-las. Seu escopo é amplo, abrangendo uma ampla vari...

Artigo atualizado em 04/04/2020 02:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica