Publicado em 21 jan 2020

O uso de fontes alternativas de água não potável em edificações

Redação

A implementação de projetos alternativos de água requer um planejamento cuidadoso para garantir que as fontes de água corretas sejam coletadas para os usos mais apropriados. Existem vários critérios a serem considerados ao fazer essas opções. Deve-se ter conhecimentos dos procedimentos e requisitos para caracterização, dimensionamento, uso, operação e manutenção de sistemas de fontes alternativas de água não potável em edificações com uso residencial, comercial, institucional, de serviços e de lazer.

gua2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Existem muitas fontes de água que os administradores das edificações podem considerar para reutilização potável ou não potável. Embora o efluente das águas residuais seja o mais pesquisado, outras fontes incluem as águas pluviais e as cinzas. Grande parte da pesquisa sobre o uso benéfico de águas pluviais e águas cinzas se concentrou em aplicações não potáveis, como irrigação de paisagem e descarga de vasos sanitários. Esses sistemas não potáveis são cada vez mais vistos como opções viáveis para ajudar a gerenciar o escoamento excessivo, diminuir a demanda de água potável e reduzir os impactos ambientais.



A maioria das pessoas não percebe que a maior parte da água usada em edifícios não precisa ser potável. Por exemplo, muitos diriam que lavar os banheiros com água potável é um desperdício. De fato, 95% da água usada em prédios comerciais e 50% da água usada em prédios residenciais multifamiliares são para necessid...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica