Publicado em 28 jan 2020

A conformidade dos garrafões de água mineral

Redação

O garrafão de água mineral é um tipo de vasilhame fabricado em termoplástico, sendo os mais comumente utilizados na confecção de garrafão de água o PET, polietileno tereftalato, o pp, polipropileno, e o policarbonato. Tendo diferentes nomes conforme a região do país, ele pode ser chamado de garrafão, galão, vasilhame, recipiente ou bombona. Todos esses tipos de termoplásticos são materiais altamente resistentes e duráveis, sendo bastante utilizados no armazenamento e conservação de líquidos, como é o caso da água mineral, que pode ser envasada tanto em garrafas, quanto em garrafão de água. O termoplástico, por ser resistente, permite que o garrafão de água seja utilizado várias vezes. Mas ainda assim, com o passar do tempo e o uso e reuso constante, o material sofre desgaste e precisa ser descartado. A validade de um vasilhame de água mineral é de três anos, segundo as portarias do Departamento Nacional de Produção Mineral. Após esse tempo, o garrafão de água deve ser encaminhado para a reciclagem, evitando, dessa forma, que seja descartado de forma indevida. Como derivado do petróleo, o termoplástico demora muito tempo para ser absorvido pelo meio ambiente, sendo considerado um material altamente poluente. Há requisitos obrigatórios para a fabricação e o desempenho e os métodos de ensaio para o garrafão plástico destinado ao acondicionamento de água mineral e potável de mesa, para uso em sistema retornável, intercambiável ou exclusivo.

garrafões2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

As águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa. Já as águas potáveis de mesa são as de composição normal provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que preencham tão-somente as condições de potabilidade para a região.

 



A água é uma molécula formada pela ligação covalente entre dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Ocorre nos três estados físicos e é considerada um solvente universal, essencial para a vida na terra. Da água existente 97,6% é água salgada e 2,4% é água doce. Desta, 79% é encontrada sob a forma de geleiras, 20,96% são subterrâneas e 0,04% encontra-se sob a forma de rios e lagos.

O garrafão de 20 litros é uma opção usada por muitos como alternativa de suprimento de água p...

Artigo atualizado em 04/05/2020 04:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica