Publicado em 04 fev 2020

A segurança das superfícies para áreas desportivas

Redação

Há muita insegurança em instalações e equipamentos desportivos ocasionadas pela falta de fiscalização e cumprimento das normas técnicas, o que pode gerar acidentes com vítimas fatais ou lesões de diversos níveis de gravidade ocasionados por tais condições. O ideal seria buscar a segurança e o desempenho dos sistemas e produtos para revestimentos compostos de multicamadas; camadas superiores pré-fabricadas, produzidas in loco ou uma combinação de ambos para o uso em superfícies multiesportivas de ambientes internos. Isso poderia reduzir os acidentes, diminuir os auxílios doença, de gastos com atendimentos médicos e eliminar as mortes decorrentes do uso inadequado do espaço esportivo, a partir da revisão das condições técnicas das quadras poliesportivas.

editorial2Pode-se definir um acidente como o evento não intencional e evitável, causador de lesões físicas e/ou emocionais no âmbito doméstico ou em outros ambientes sociais, como o do trabalho, trânsito, da escola, de esportes e de lazer. O acidente então se configura como um conjunto de agravos à saúde que pode ou não levar a óbito.

Quadras esportivas são um dos principais atrativos em áreas de lazer de condomínios e clubes, atraindo público de todas as idades, seja ele de amadores ou profissionais. Como toda atividades ao ar livre, esses espaços estão sujeitos à contratempos como acidentes nas quadras poliesportivas.



Esses acasos podem ter diferentes causas: a ação inconsequente do atleta, condição climática inadequada como chuvas, falta de manutenção da quadra ou até mesmo as próprias características intrínsecas do piso da quadra. Quando um caso assim acontece, a primeira medida é atender o acidentado e garantir que ele não tenha nenhum prejuízo maior em funç...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica