Publicado em 11 fev 2020

A incerteza de medição da conformidade no setor eletrotécnico

Redação

Em princípio, o objetivo de uma medição é obter o verdadeiro valor do mensurando. São feitos todos os esforços para otimizar o procedimento de medição ou no procedimento analítico de forma que o valor medido seja o mais próximo possível do valor real. No entanto, o resultado de medição será apenas uma estimativa do valor verdadeiro e o valor real permanecerá (quase) sempre desconhecido. Portanto, não se sabe exatamente quão próximo o valor medido está do valor verdadeiro - a estimativa sempre tem alguma incerteza associada a ele. A diferença entre o valor medido e o valor verdadeiro é chamada de erro que pode ter sinal positivo ou negativo. Ele pode ser considerado como sendo composto de duas partes: o erro aleatório e o erro sistemático. Como o valor verdadeiro, também o erro não é conhecido e não pode ser usado na prática para caracterizar a qualidade do resultado da medição - sua concordância com o valor real. Deve-se conhecer um guia que apresenta uma abordagem prática da aplicação da incerteza de medição nas atividades de avaliação da conformidade no setor eletrotécnico. Ele é especificamente concebido para ser utilizado nos esquemas do sistema IEC System of Conformity Assessment Schemes for Electrotechnical Equipment and Components (IECEE), bem como para os laboratórios que realizam os ensaios de produtos elétricos segundo as normas nacionais de segurança.

incerteza2Da Redação –

A medição é o ato de determinar o tamanho, comprimento, peso, capacidade ou outro aspecto de um alvo. Existem vários termos semelhantes a medida, mas que variam de acordo com a finalidade, como pesar, calcular e quantificar.

Em geral, a medição pode ser entendida como uma ação de instrumentação. Também é apropriado dizer que a medição é feita por um trabalhador usando um sistema de medição e a instrumentação é feita por um técnico.



A medição direta é feita colocando o alvo em contato com o sistema de medição para ler diretamente o comprimento, a altura ou outro aspecto. Embora a medição direta permita que os resultados sejam conhecidos como são, podem ocorrer erros dependendo da habilidade da pessoa que está realizando a medição.

A medição indireta é feita, por exemplo, usando um medidor de discagem para medir a diferença de altura entre um alvo de medição e um bloco de medidores e usando essa altura pa...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica