Publicado em 11 fev 2020

O uso da termografia no diagnóstico de patologias

Redação

Grande parte das patologias dos materiais e componentes estão associadas às solicitações de temperatura, logo, sua medição poderá constituir um importante auxílio para a compreensão dos fenômenos que estão na origem das anomalias. Uma das técnicas mais adequadas para precaver e detectar patologias em edificações é a termografia de infravermelhos.

marcelo

Marcelo Pereira de Miranda

A inspeção visual é um procedimento imprescindível no processo de identificação, diagnóstico e tratamento de patologias em sistemas e instalações prediais. Todavia, o resultado da inspeção pode gerar conclusões subjetivas influenciadas por diversos fatores tais como a experiência do profissional que realiza a inspeção, a infraestrutura disponível para acesso ao local, além de recursos complementares como uso de câmaras fotográficas e veículos aéreos não tripulados(VANT).



A infraestrutura necessária para acessar fachadas de edifícios altos, principalmente em imóveis ocupados, é um exemplo recorrente de obstáculo que dificulta sobremaneira a presença de especialistas nesses locais. A exigência quanto a diagnósticos mais precisos, a celeridade na resolução de demandas e a busca exaustiva por soluções tecnicamente adequadas e com menor custo fomentam a procura por inovação e utilização de técnicas mais eficiente...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica