Publicado em 18 fev 2020

A documentação de substâncias presentes nos eletroeletrônicos

Redação

A indústria eletroeletrônica necessita ter a rastreabilidade das informações específicas sobre a composição do material de seus produtos para atender aos requisitos de conformidade e de projeto ambientalmente consciente. Precisa receber informações sobre a composição dos produtos e suas peças, que são comprados de fornecedores, para a incorporação em seus produtos. Atualmente as declarações de material são conduzidas por especificações individuais do fabricante do produto, e não há padronização internacionalmente aceita. Isto resulta em ineficiência econômica. Dessa forma, determinadas substâncias contidas em produtos eletroeletrônicos são restritas por meio de legislação e/ou por especificações dos clientes. Os fabricantes de produtos acabados, desta forma, necessitam evidenciar que seus produtos atendem às restrições aplicáveis a estas substâncias. Para aquelas restrições que são aplicáveis ao nível de componentes ou materiais, é impraticável para os fabricantes dos produtos elétricos e eletrônicos a realização de ensaios próprios de todos os materiais contidos no produto acabado. Em vez disso, os fabricantes atuam junto com seus fornecedores, de forma a gerenciar a conformidade e compilar a documentação técnica como evidência da conformidade.

editorial2O uso de certos metais, agentes plastificantes e retardantes de fogo em equipamentos elétricos e eletrônicos está sujeito a restrições. Vários países possuem uma legislação restringindo as substâncias perigosas, com o objetivo de proteger a saúde humana e o meio ambiente, e reduzir a nocividade dos resíduos. Essas legislações de aplicam a todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, ou seja, aqueles que precisam de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos para cumprir pelo menos uma função ou gerar, transferir ou medir tais correntes ou campos e tem uma tensão não superior a 1.000 volts para corrente alternada e 1.500 volts para corrente contínua.



Exemplos são eletrodomésticos, televisões, telefones, ferramentas operadas por bateria, relógios, máquinas de venda automática e vários dispositivos de monitoramento, como detectores de incêndio. Muitos produtos que não são considerados dispositivos eletrônicos, mas que contêm, por exemplo, luzes LED operadas por...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica