Publicado em 26 mar 2024

A inspeção eletromagnética é uma tecnologia a serviço da segurança

Redação

Com essa técnica é possível detectar fios rompidos em qualquer região da seção metálica do cabo de aço, ou seja, nos vales, alma e superfície, de qualquer tipo de cabo de aço e cordoalha, inclusive cabos de aço com revestimentos não ferromagnéticos, tipo epóxi, PVC, poliuretano, entre outros, também podem ser inspecionados sem a remoção destes revestimentos ou graxa.

Sérgio Castanheira – 

No segmento de elevação e movimentação de carga, quando o assunto é segurança e respeito às normas técnicas, não se pode medir esforços e investimentos para garantir operações de qualidade. Nesse sentido, a inspeção regular de materiais é um fator central e determinante para mitigar riscos, prejuízos e paradas não programadas.

No caso de cabos de aço e suas mais diversas utilizações, as inspeções são necessárias para garantir a integridade do material, avaliar seu desgaste ou deformação e atestar se podem seguir operando ou se precisam de reparos ou de substituição. De modo simplificado, podemos dizer que três técnicas são essenciais para inspecionar esses materiais: visual, dimensional e eletromagnética.

A aplicação combinada dessas técnicas vai depender do tipo de cabo, de como é utilizado e com qual frequência. Porém, nos casos em que se aplica, a inspeção eletromagnética é essencial para que se tenha um laudo completo e seguro sobre o estado de preservação do material. Infelizmente, por ser uma inspeção complementar de acordo com a NBR 4309, nem sempre esta tecnologia é aplicada nos casos ...

Artigo atualizado em 26/03/2024 05:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica