Ciência e tecnologia: mudar de rumo para não perder o futuro
Redação
Ciência e tecnologia compõem o DNA do modo de produção da vida material, dos mecanismos econômicos que apontam para a prosperidade.
Glauco Arbix
Você quer uma receita simples para nunca mais se preocupar com as baterias do seu smartphone? Ou para diminuir sua culpa porque perdeu a data de vacinação de seu bebê? Ou, ainda, para jamais se atrasar porque não consegue encontrar as chaves do seu carro?
É fácil. Basta fechar os olhos e imaginar um mundo sem ciência e tecnologia, em que nós faríamos parte de uma civilização sem telefone, automóvel ou vacinas.
E também sem a eletricidade, o avião, o trem e navios; ou os avanços da medicina, da engenharia, da física, das ciências humanas e da biologia. Sem a escrita, a linguagem e a busca pelas nossas origens jamais chegaríamos a conformar o arsenal gigantesco das ciências da vida, que nos permite valorizar, preservar, ampliar e buscar sentido para nossa existência.
Com o conhecimento, o universo natural se expande e ganha novos contornos. É o que anima a complexidade da cultura, da política e das artes. Mais do que técnicas, instrumentos e equipamentos, trata-se d...