Publicado em 05 nov 2019

Pode o cálculo fracionário ser aplicado à teoria da relatividade?

Redação

Na abordagem (dita) clássica do cálculo integral e diferencial, concebida há pouco mais de três séculos com contribuições independentes de Newton e Leibniz, as subdivisões infinitesimais são (por assim dizer) inteiras: a galinha vai de grão em grão inteiro ou então ela dá passos inteiros, um após outro, em busca dos grãos.

Sergio Adriani David e José Antonio Rabi -

Enquanto a álgebra estuda os números e suas propriedades, a geometria se preocupa com as propriedades do espaço e dos elementos nele posicionados. Tanto a álgebra como a geometria são ramos da matemática básica aos quais somos expostos em nossa trajetória escolar comum. E quanto ao cálculo?

 



Geralmente ensinado em cursos superiores, o cálculo é o ramo da matemática que estende conceitos da álgebra e da geometria para resolver problemas mais complicados. Então, os seguintes questionamentos surgem aqui: que problemas esses e que complicação a mais eles têm?

Em linhas gerais, são problemas em que os elementos envolvidos não são constantes, ou seja, estão de alguma forma variando. Portanto, pode-se dizer que o cálculo é o ramo da matemática que lida com a mudança, com a alteração, com a transformação. E como praticamente tudo ao nosso redor está permanentemente variando (no tempo e/ou no espaço), o cálculo encontra, pois, uma gama enorme de aplicações em nosso cotidiano.

O cálculo é uma ferramenta matemática amplamente usada por profissionais que lidam...

Artigo atualizado em 08/10/2024 04:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica