Publicado em 10 mar 2020

A ideia do Cerrado

Redação

A conservação do Cerrado vincula-se à qualidade de vida de 30 milhões de brasileiros, pois abriga a cabeceira da maioria dos sistemas fluviais do país.

caio

Caio Frederico e Silva

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro cobrindo 25% do país. É também a segunda maior formação natural de floresta na América do Sul e a savana biológica mais rica do globo. Desempenha papel crucial de conexão entre todos os biomas do país e é o berçário de muitos dos nossos rios.

 



O Cerrado abriga ainda 5% das espécies do planeta e 30% da biodiversidade do Brasil. Uma em cada quatro espécies ameaçadas de extinção no Brasil pertence ao Cerrado. Por outro lado, o Cerrado tem menos de 3% de sua área efetivamente protegida e enfrenta hoje rápido processo de exploração. As tentativas de controle do desmatamento da Amazônia fizeram com que a indústria do agronegócio expandisse sua atuação no Cerrado.

Prova disso é que houve aumento de 3% na ocupação do Cerrado entre 2002 e 2013, muito superior ao aumento de 1,23% observado na Amazônia Legal. Aliado a isso, a precariedade de controle do Estado na maioria das áreas de manejo florestal, o Cerrado converte-se no...

Artigo atualizado em 23/03/2020 01:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica