Publicado em 15 mar 2022

A resistência à tração e ao cisalhamento de chumbadores em concreto

Redação

Os chumbadores são usados para fixação de elementos em uma superfície de concreto ou alvenaria, possuem comprimentos variados e fixam o objeto por meio da expansão da presilha. Para aplicá-lo em uma superfície, faça um furo com broca de diâmetro igual o diâmetro externo do chumbador e comprimento indicado. Após esse processo, é necessário limpar o furo. Introduza o chumbador montado e ajustado e estará pronto para a expansão. Assim, os Chumbadores são amplamente utilizados na engenharia civil, principalmente para a fixação de estruturas de aço em concreto e em concreto pré-moldado. São usados principalmente na fixação de pilares de aço e pré-moldados a seus blocos de fundação, os chumbadores atuam na transmissão das forças e, sendo assim, o correto dimensionamento destes é vital para a segurança de muitas estruturas. Em suma, os chumbadores são os elementos responsáveis por transferir os esforços recebidos, diretamente para o material de base. Geralmente, são compostos por barras metálicas com a parte embutida no material de base com formas diversas, e a extremidade superior pode estar soldada na placa de base ou ser rosqueada para posterior fixação com porcas e arruelas. A quantidade de amostras para os ensaios depende da finalidade e do tipo de ensaio de choque. Se a finalidade for determinar se um sistema de ancoragem resistirá a uma determinada carga de choque (intensidade e duração), ensaiar pelo menos três chumbadores por tamanho para a referida carga e duração. Se a finalidade for determinar a carga última de choque que um sistema de ancoragem pode resistir, sem falhar, um método adequado de ensaio, tal como o método de carregamento escalonado, deve ser usado, até obter uma falha do chumbador. Três ensaios a uma dada carga, sem falha, serão suficientes para estabelecer a capacidade máxima ao choque do sistema de ancoragem. Há métodos para a determinação de resistência à tração e ao cisalhamento de chumbadores de pré-concretagem ou de pós concretagem, instalados em membros estruturais de concreto ou alvenaria.

Da Redação – 

Existem vários tipos de chumbadores. O chumbador de expansão (expansion anchor) é o de pós-concretagem que obtém a sua força de ancoragem através de um sistema mecânico de expansão radial, que exerce forças de atrito contra a face interna de um furo aberto em um membro estrutural. O de segurança (undercut anchor) é um chumbador de pós-concretagem, que obtém a sua força de ancoragem pela expansão de uma parte do chumbador dentro de um trecho no fundo do furo, que é maior em diâmetro do que o restante. A seção de diâmetro aumentado do furo pode ser pré-alargada ou alargada através do processo de expansão, durante a aplicação do chumbador.

O chumbador de adesão química (adhesive anchor) é aquele de pós-concretagem que obtém a sua força de ancoragem por meio de um composto químico colocado entre a parede do furo e a parte embutida do chumbador. Os materiais usados incluem resina epóxi, resina de poliéster, materiais com base de cimento ou outros tipos semelhantes que endurecem através de uma reação química.

O de pré-concretagem (cast-in-place anchor) é o chumbador instalado no local antes da concretagem e...

Artigo atualizado em 15/03/2022 06:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica