Publicado em 17 Jul 2018

Comprometimento do pessoal: pré-requisito ou resultado?

Redação

O comprometimento das pessoas de uma empresa é um pré-requisito para que se possa ter bons resultados ou é um dos bons resultados que se busca?

eduardo

Eduardo Moura -

Imagine que você está construindo uma árvore de causa e efeito, com a finalidade de entender porque certos sintomas indesejáveis ocorrem na realidade atual da empresa. Nessa árvore lógica, as causas raízes são colocadas na base e os efeitos negativos finais no topo, todos eles descritos através de frases escritas em post-its. Na sua mão está um que diz algo como “nosso pessoal está desmotivado” ou “o pessoal não está comprometido”.

Onde você o colocaria? Na base da árvore (como causa), ou no topo (como efeito)? Em outras palavras: o comprometimento das pessoas de uma empresa é um pré-requisito para que possamos ter bons resultados, ou é um dos bons resultados que buscamos?



Muitos colocariam o comprometimento como pré-requisito e a falta de comprometimento como causa de problemas. E como consequência, pensariam que a solução passa por realizar campanhas de motivação, ampliar o leque de benefícios e incentivo...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica