A qualidade da gestão pública no Brasil
Redação
Há que se aprofundar as discussões sobre o assunto, visando contribuir para compreender o presente e responder aos desafios do futuro no sentido de se construir um Estado brasileiro que represente e defenda o conjunto da sociedade brasileira.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou um estudo sobre a qualidade da gestão pública no Brasil. Se nos anos de 1990 virou programa de governo e, em 1998, foi alçado ao patamar de princípio constitucional da administração pública, ao lado de outros como legalidade e moralidade, o desarranjo nas contas públicas da União, a insolvência de estados como o Rio de Janeiro e a crescente percepção de deterioração na qualidade dos serviços públicos prestados à população é evidente. Esse fato reacendeu o debate sobre como o Estado aplica o dinheiro do contribuinte.
Dados do Fórum Econômico Mundial, por exemplo, apontam para uma progressiva piora no desempenho do Brasil nesse quesito. Em seu relatório anual em que analisa os fatores de competitividade de cerca de 140 países, nos últimos cinco anos, o Estado brasileiro apareceu entre os últimos 10 colocados no fator performance do setor público. Além disso, houve piora na nota. Na avaliação da qualidade do gasto público brasileiro, a nota recuou de 2.2 para 1.8 – numa escala de 0 a 7 – entre 2014 e 2018.