Publicado em 16 out 2018

A influência das redes de computadores robotizados na opinião pública

Redação

Na eleição de 2018 o que ficou claro foi que a internet teve um papel fundamental e decisiva, e a ação de contas individuais e automatizadas no debate público nas redes sociais foi uma realidade. Essas interferências promovidas por robôs ocorreram muitas vezes de forma articulada e sincronizada, a partir de botnets (rede de robôs ou a união das palavras robot e network).

botnet1Hayrton Rodrigues do Prado Filho

Atualmente, lidar com grandes quantidades de dados é sempre um desafio, e para tal empreitada, é necessária uma metodologia rigorosa para que se consiga analisar suas possíveis implicações sociais e políticas. Ou seja, no mundo inteiro existem os riscos de interferências nas eleições e na opinião pública por meio do uso, em todos os principais campos políticos e sociais, de perfis automatizados (robôs) e conteúdos manipulatórios nas redes sociais.

Os computadores robotizados podem apresentar aspectos negativos e positivos, pois podem ser poluidores de conteúdo e promotores maliciosos, mas também podem ser legítimos, publicando notícias e atualizando feeds, realizando transações, atendimento, entre outros serviços. Soma-se a isso a possibilidade de interferência ainda maior agravada pelo fenômeno das fake news (notícias falsas) que encontram nos computadores robotizados os meios de extrema velocidade de difusão.


Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica