Fazendo as perguntas corretas
Redação
Aproveite ao máximo a resolução dos problemas, fazendo perguntas eficazes.
Ondrej Durej -
Toda a resolução de problemas começa com uma descrição do problema. Um dos melhores e mais usados métodos para descrever um problema é o cinco W’s (who, what, where, when, why) e os dois H’s (how and how many/how much), onde as questões quem, o quê, onde, quando, por que, como e quantas/quanto são feitas. Essas perguntas também podem ser usadas na análise de problemas.
As pessoas chegam a conclusões precipitadas quando interligam questões descritivas e analíticas. Em vez disso, as perguntas descritivas devem ser feitas primeiro, seguidas de perguntas analíticas. Quando as perguntas são respondidas, podem ser tomadas medidas para resolver o problema. (Uma ação de amostra é mostrada na tabela abaixo).
As respostas para as perguntas descritivas: o que, onde, quando e quantas/quanto normalmente são fáceis. Você pode perguntar: "Qual é o problema?" ou "Qual produto está com defeito?"
A questão “Onde” é uma pergunta pelo ponto de detecção: “Onde o problema foi detectado?” Logicamente, “quando” é uma pergunta pela data e hora da detecção ou “Quando o problema foi detectado?” As questões descritivas finais são: “Como muitos produtos estão com defeito?” ou “Quanto da produção (em porcentagem) está com defeito? ”