Publicado em 05 fev 2019

Um dilema nas organizações

Redação

“Lamento profundamente” (Akio Toyoda, presidente da Toyota)

Eduardo Cassano Correa -

Em minha experiência profissional aprendi que a segurança e a qualidade são campos vulneráveis nas organizações: líderes tendem a assumir grandes riscos em prol de resultados financeiros visíveis e imediatos.

É quase uma regra na política e documentações do sistema de gestão nas organizações definir a segurança como prioridade, seguido pela qualidade e, somente quando ambas estiverem devidamente sólidas, a quantidade. Na prática, esta sequência nem sempre é respeitada.

 



Certa vez, um CEO viu sua organização passar por momentos difíceis após grande crise do setor em que atuava. Prestes a dar a volta por cima, sua empresa estava, em suas próprias palavras, ávida por uma salvação.

Assim, ele vislumbrou que sua organização atingisse o maior número de vendas em relação a seus concorrentes. Em determinado momento, em uma de suas raras entrevistas, fez uma afirmação que deixou jornalistas e especialistas do seu setor estarrecidos. Sua organização havia destronado sua principal concorrente do posto de número um do mundo. Ele parecia estar no caminho certo...

Porém, p...

Artigo atualizado em 26/09/2024 04:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica