Publicado em 12 mar 2019

O procedimento para escolher as tensões suportáveis normalizadas

Redação

Recomenda-se que as tensões suportáveis escolhidas sejam associadas à tensão máxima dos equipamentos. Esta associação é destinada somente a fins de coordenação do isolamento.

isolamento2Da Redação –

Pode-se dizer que a configuração da isolação é a configuração geométrica completa da isolação em serviço, consistindo na isolação e em todos os terminais, e incluindo todos os elementos (isolantes e condutores) que influenciam seu comportamento dielétrico. São identificados quatro tipos de configurações da isolação, tendo as seguintes definições: trifásica: uma configuração de isolação tendo três terminais de fase, um terminal de neutro e um terminal de terra; fase-terra (f-t): uma configuração de isolação trifásica onde dois terminais de fase são desconsiderados e, exceto em casos particulares, o terminal de neutro é aterrado; e fase-fase (f-f): uma configuração de isolação trifásica onde um terminal de fase é desconsiderado.

Em casos particulares, o terminal de neutro e o terminal de terra são também desconsiderados. A longitudinal (l-l) é uma configuração de isolação tendo dois terminais de fase e um terminal de terra. Os terminais de fase pertencem à mesma fase de um sistema trifásico, temporariamente separada em duas partes energizadas independentemente (dispositivos de chaveamento abertos).

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica