Um centro de tratamento de câncer lean
Redação
A renovação de um dos seus departamentos deu a um hospital na Itália a oportunidade perfeita para redesenhar o seu tratamento oncológico com os princípios da saúde lean em mente.
Jacopo Guercini, Alberto Sobrero e Franca Martelli -
O Policlinico San Martino - um hospital universitário e comunitário em Gênova, Itália - está passando por uma transformação impressionante na organização do atendimento oncológico-hematológico. A partir de abril de 2018, a organização combinou seis unidades de oncologia e hematologia diferentes em uma mesma área: um Centro de Câncer.
Este é um projeto complexo que naturalmente se empresta ao uso de princípios lean e às melhores técnicas de gerenciamento de operações. Em sua primeira fase, ainda em andamento, as atividades ambulatoriais estão se consolidando - um empreendimento difícil, considerando os altos níveis de variabilidade no tipo de pacientes atendidos, suas condições e a complexidade que estes agregam à prestação de cuidados.
Os seis ambulatórios (aos quais os italianos se referem - em inglês - como Hospitais Diários) localizavam-se em cinco locais diferentes, e cada um deles tinha seu próprio diretor...