A formação dos metrologistas em calibração
Redação
A calibração representa as operações que estabelecem, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou material de referência aos valores correspondentes às grandezas estabelecidas por padrões. Pode-se dizer calibrar significa colocar um instrumento de medição em condições de utilização, por meio da comparação dos valores das medições fornecidos pelo instrumento com os valores padrão, aplicando-se quando necessário, o ajuste ou regulagem. As calibrações podem ser realizadas por quem tem conhecimentos e meios para realizá-las. Caso seja realizada com o devido rigor técnico e respeitando as exigências de padrões, condições ambientais e tendo um procedimento claro, os resultados da calibração serão tecnicamente aceitáveis. Por isso, a importância dos metrologistas em calibração que devem ter competência para executar a calibração de instrumentos de medição de acordo com procedimento de calibração e sob a supervisão definida pelo empregador.
Da Redação –
A calibração deve ser realizada em todos os instrumentos de medição que tiverem influência na exatidão ou validade dos ensaios, incluindo aqueles não diretamente vinculados à medição como, por exemplo, os de controle do ambiente de trabalho ou de armazenamento de amostras, que devem ser calibrados antes de serem colocados (ou recolocados) em serviço. Nem todos os instrumentos de medição necessitam de calibração, contudo o bom senso técnico deve prevalecer sempre que houver alguma dúvida e de modo geral devem ser calibrados aqueles instrumentos que são usados para controlar qualidade, sejam eles de clientes, próprios ou emprestados.
Conforme a NBR ISO 9001 de 09/2015 - Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos - que especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização: necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos...