Publicado em 19 nov 2019

A escolha pela Indústria 4.0: a inovação necessária

Redação

O objetivo da Indústria 4.0 é permitir a produção de produtos inteligentes e customizados, a custos baixos e em prazos curtos. A Indústria 4.0 irá obrigar as empresas e os governos a reverem os métodos de fabricação e de gestão.

anderson

Anderson Soares

Uma fábrica em que todos os setores estão em comunicação constante e a produção é realizada de acordo com a demanda, do modo mais eficiente possível. O setor de estoque sabe exatamente o que enviar para a linha de produção, e o centro de distribuição tem informações exatas, em tempo real, dos produtos que irá receber. A produção pode ser ajustada a qualquer minuto de acordo com a demanda, e é extremamente simples e fácil fabricar pequenas quantidades de itens com grande proporção de personalização.



Em algumas décadas, praticamente toda fábrica seguirá estas regras. Trata-se da Indústria 4.0, a Quarta Revolução Industria, baseada na digitalização e interdependência de processos individuais, em que decisões são tomadas rápida e eficientemente. Fazem parte da Indústria 4.0 sistemas ciberfísicos, ou seja, que têm parte no ciberespaço e no mundo concreto, como a internet das coisas, cloud computing, impressão 3d e intelig...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica