Publicado em 23 jun 2020

A interação interpessoal é essencial para as equipes

Redação

Pode-se melhorar a satisfação da equipe com interações virtuais presenciais.

Kurt Cable, Jay Doughty e Tammie Schultz – 

A interação interpessoal é um princípio essencial das equipes de alto desempenho. Dados publicados anteriormente mostram que as equipes espalhadas geograficamente não têm tantas oportunidades para interagir pessoalmente (1). Ao realizar sessões virtuais rápidas por meio de uma série de ciclos de planejar-fazer-estudar-agir, a equipe pode conseguiu aumentar a sua satisfação em 64% em três meses.

No nosso caso, a equipe consistia em 11 gerentes de projeto experientes trabalhando em seis locais em dois estados, com a maioria localizada fora da sede principal da organização. A distância entre os membros da equipe foi significativa e deixou alguns membros da equipe se sentindo isolados e fora de contato com os colegas.

A equipe se reunia quinzenalmente por telefone e webconferência. Foi realizada uma pesquisa para medir a satisfação dos funcionários, e os resultados mostraram que o nível de satisfação da equipe era baixo. Todos os funcionários da unidade foram questionados: Qual é o seu grau de satisfação com a interação pessoal de sua equipe? Foi utilizada uma escala Likert padrão de cinco pontos (muito satisfeito, satisfeito, neutro, insatisfeito e muito insatisfeito), com cinco sendo muito satisfeitos e um muito insatisfeito.

Os dados foram quantificados e serviram de base para o estudo. A participação foi de 100% e a pontuação média foi de 2,4 em cinco para a pesquisa de linha de ba...

Artigo atualizado em 23/06/2020 05:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica