Publicado em 31 mai 2022

Como medir a perda auditiva

Redação

A segunda edição de uma norma muito popular para equipamentos de teste de emissões otoacústicas foi publicada. É uma das principais normas desenvolvidas pelo Comitê Técnico IEC 29: Eletroacústica, que é direcionada, em parte, aos fabricantes de equipamentos de teste.

Catherine Bischofberger – 

O ouvido é um órgão sensorial complexo, responsável tanto pela audição quanto pelo equilíbrio. É dividido em três partes – o ouvido externo, médio e interno. Quando as ondas sonoras entram no ouvido interno, as células ciliadas respondem vibrando. Isso, por sua vez, move o fluido contido na cóclea, um órgão em forma de caracol, que aciona 25.000 terminações nervosas. Essas terminações nervosas enviam impulsos elétricos que viajam ao longo do nervo auditivo até o cérebro, onde são interpretados.

Existem vários testes para medir a perda auditiva ou ausência de audição e alguns são mais intrusivos do que outros. O que provoca menos perturbação é o teste de emissão otoacústica (otoacoustic emission - OAE). Por meio da vibração no ouvido interno, é produzido um som suave que ecoa de volta pelo ouvido médio e para o ouvido externo. Este som é medido pelo especialista em ouvido através de uma sonda coberta com espuma macia que é colocada no ouvido.

Para o especialista do IEC TC 29 Erik Nielsen, a razão mais importante para realizar o teste de emissões otoacústicas é que ele permite que a audição...

Artigo atualizado em 31/05/2022 05:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica