Publicado em 14 mar 2023

A Qualidade dos acumuladores de lítio-íon para aplicação estacionária

Redação

Os acumuladores de íons de lítio podem ser encontrados em dispositivos como notebooks, smartphones, drones, câmeras fotográficas, veículos elétricos, etc. Quando aplicados em indústrias ou residências, a bateria de íons de lítio é a tecnologia ideal para sistemas de energia solar fotovoltaica, carros elétricos, telecomunicações, alarmes e sistemas de segurança. Tem baixa manutenção ou, dependendo do modelo, é totalmente livre de manutenção. A bateria não tem memória e não precisa de exercício (descarga completa deliberada) para mantê-la em boa forma. A autodescarga é menos da metade dos sistemas baseados em níquel, e isso ajuda no funcionamento e qualidade da bateria. É raro uma bateria de lítio apresentar defeito, apenas duas ou três baterias por um milhão apresentam algum problema. A célula eletroquímica de lítio-íon é um conjunto composto por placas de polaridades opostas, isoladas entre si e imersas em eletrólito e o acumulador de lítio-íon é um conjunto composto por células eletroquímicas de lítio-íon, supervisionadas e controladas por um battery management system (BMS) e encapsuladas em um único conjunto mecânico, com terminais adequados para conexão externa. O BMS ou sistema de gerenciamento do acumulador é um sistema eletrônico inteligente, projetado para supervisionar as condições e controlar as funções do acumulador (sobretensão, subtensão, temperatura, curto-circuito, controle da tensão das células, etc.), de forma a mantê-lo operando dentro de valores predefinidos e seguros de tensão, corrente e temperatura. Todos os materiais empregados na fabricação dos acumuladores devem ter características de qualidade nunca inferiores às indicadas na norma, devendo corresponder àquelas declaradas pelo fabricante, de modo a garantir o perfeito funcionamento durante sua vida útil. Existem os requisitos normativos exigíveis para acumuladores lítio-íon estacionários utilizados como fonte de energia elétrica com tensão nominal de 48 V cc, bem como os que estabelecem os parâmetros para a realização dos ensaios necessários à comprovação de conformidade do produto, na fábrica, no comissionamento e em operação.

Da Redação – 

As baterias de lítio se destacam devido a sua densidade energética, isto é, ela é capaz de armazenar grandes quantidades de energia ocupando um espaço muito pequeno, resultando assim em baterias menores e mais leves com a mesma quantidade de energia que uma bateria tradicional. Isso permite o desenvolvimento de aplicações portáteis com uma maior autonomia e com dimensões reduzidas, além de contribuir com a redução do custo da instalação de baterias por necessitar de uma estrutura mecânica menor e menos robusta.  Para ordem de comparação, uma bateria de lítio é cerca de 50% mais leve que uma bateria tradicional e ocupa apenas 30% do volume que uma bateria tradicional requer para fornecer a mesma capacidade.

Outra característica das baterias de lítio que merece destaque é a possibilidade de recarga rápida. Uma bateria de lítio pode ser recarregada entre uma 1 e 4 horas graças ao seu battery management system (BMS) e sua tecnologia avançada, que permite que a carga da bateria seja em modo de corrente constante, além da sua eficiência de recarga superior a 95%. Todas essas características permitem que a ba...

Artigo atualizado em 14/03/2023 05:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica