Publicado em 17 out 2023

A capilaridade em field service ainda é um desafio no Brasil

Redação

As atividades de suporte técnico são muito voltadas a manter em dia o funcionamento de equipamentos como computadores, notebooks e impressoras, que realmente têm o costume de serem acessados e reparados por outros dispositivos e à distância. Mas o field service trata-se de um suporte em que o analista vai até o lugar em que o cliente mantém seu equipamento com falhas, seja sua casa ou empresa, para solucionar os problemas técnicos apresentados. É por isso que quando uma empresa precisa de um serviço tão especializado como o field service, não pode tratar isso somente como comodities – nuances operacionais dos fornecedores podem fazer toda a diferença.

Ricardo Perdigão – 

Oferecer um eficiente atendimento de field service na área de TI é um grande desafio. Requer uma grande estrutura de logística, especialistas e agilidade. E quando pensamos em um país como o Brasil, de dimensões continentais, a capilaridade do serviço demanda um modelo de operação extremamente ajustado.

Muitas localidades só são acessadas por barco, por exemplo. E mesmo que não existam grandes infraestruturas de TI nessas regiões, programas como o Wi-Fi Brasil, do governo federal, e iniciativas de operadoras estão levando conectividade com a instalação de torres e equipamentos que demandam, minimamente, manutenção.

Em um país com mais de 5.500 municípios, atingir um alto grau de capilaridade não é uma tarefa simples. Assim como não é possível simplesmente oferecer um modelo único de serviço de suporte. É preciso planejar, entender as necessidades de cada cliente, de cada região e, principalmente, ter a certeza de que é possível prestar um atendimento com qualidade e expertise técnica.

É por isso que quando uma empresa precisa de um serviço tão especializado como o field service, não pode t...

Artigo atualizado em 17/10/2023 05:50.

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