Publicado em 17 out 2023

A importância da gestão dos gastos corporativos para as práticas ESG

Redação

O termo ESG tem sido usado para se referir a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade – e não apenas com o lucro no mercado financeiro. Dessa forma, por meio da transparência, é possível ainda criar métricas, entender o quanto a empresa está investindo não somente em seus funcionários e operações, mas em tudo o que está sendo adquirido para dentro da corporação, possibilitando uma maior eficiência financeira. Vale lembrar que qualquer tipo de redução de consumo exacerbado já é algo positivo em termos de iniciativa ESG.

Liliane Czarny – 

Acredito que, atualmente, grande parte dos executivos entende o conceito ESG, termo que surgiu no mercado financeiro como uma forma de cobrar as grandes corporações para a integração desses aspectos no mercado de capitais. Mas o que tem sido pouco abordado é o quanto a gestão de gastos corporativos pode interferir, de forma positiva, nos resultados das ações que visam o desenvolvimento de um negócio sustentável.

Uma boa gestão financeira pode aprimorar o desempenho ESG de qualquer companhia em vários aspectos. Quando assumimos 100% o controle dos gastos corporativos, possibilitamos, por exemplo, que recursos que estavam sendo utilizados de forma incorreta sejam investidos em ações socioambientais, potencializando os compromissos com o meio ambiente e com a sociedade.

Além disso, em termos de governança, a gestão de gastos pode ajudar a garantir a transparência e a responsabilidade financeira da empresa por meio da adoção de políticas de controle de despesas e de relatóri...

Artigo atualizado em 17/10/2023 05:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica