A gestão de crises envolve uma abordagem baseada em planejamento e estratégia
Redação
A gestão de crises em uma organização serve para identificar e responder a uma ameaça, um evento imprevisto ou qualquer interrupção negativa com potencial para prejudicar pessoas, propriedades ou processos de negócios. Estar preparado para qualquer evento se tornar uma crise requer um plano de gestão de crise. As crises podem ocorrer a qualquer momento com ou sem aviso e podem assumir várias formas: desastres naturais, cenários de atiradores ativos, eventos terroristas, ocorrências de violência em massa e até pandemias globais. Além de qualquer ameaça imediata a pessoas, propriedades e processos, crises e eventos críticos de emergência geralmente produzem efeitos imprevisíveis e em cascata no moral dos funcionários, na reputação da marca, na satisfação do cliente e até na cadeia de suprimentos. O planejamento adequado para eventos críticos inclui o estabelecimento de uma equipe de gestão de crises e o desenvolvimento de um plano para isso, a fim de evitar danos às pessoas, manter a continuidade dos negócios, permitir a recuperação de desastres e proteger os ativos antes, durante e depois da ocorrência de um evento crítico. Além disso, é imperativo que toda organização valide e teste seu plano contra as crises e implemente a tecnologia de comunicação de emergência certa para dar suporte à resposta a crises em toda a organização. Ao planejar um processo de gestão de crises, deve-se atentar para as pessoas que são o ativo mais importante de todas as organizações e as empresas têm o dever de cuidar de seus funcionários. Deve-se garantir que, em todos os eventos críticos, a equipe de crise possa responder se há vidas em perigo, se há um problema de segurança física e se haverá impacto em funcionários, clientes, visitantes e fornecedores. Como eles serão notificados na emergência? Igualmente, as instalações e a infraestrutura crítica devem ser verificadas para verificar se foram impactadas pelo evento ou correm risco de danos no caso de uma crise que se desenrola ao longo do tempo. Um plano de gestão de crises também deve abranger a tecnologia. Deve-se perguntar, há uma interrupção do serviço, um problema de segurança da informação ou risco de ambos? Quem está no ponto para lidar com falhas potenciais ou reais na infraestrutura técnica durante um evento crítico? Em uma crise, os processos e atividades de negócios precisam ser incluídos no plano. A organização ainda pode executar processos de negócios de missão crítica? Esta crise está afetando os clientes ou tendo um impacto financeiro significativo na empresa? Em uma crise, a reputação da marca pode parecer menos prioritária, mas é por isso que deve ser incluída no plano. Em uma crise, a reputação da marca está sempre em jogo. Como os membros da equipe colaborarão para responder rapidamente e evitar qualquer queda extrema na reputação da marca?
Da Redação –
A gestão de crises é a aplicação de estratégias projetadas para ajudar uma organização a lidar com um evento negativo súbito e significativo. Uma crise pode ocorrer como resultado de um evento imprevisível ou consequência imprevisível de algum evento que foi considerado como um risco potencial. Em ambos os casos, as crises quase invariavelmente exigem que as decisões sejam tomadas rapidamente para limitar os danos à organização.
A natureza do dano potencial varia de acordo com a natureza da crise. Na maioria dos casos, porém, uma crise pode afetar a saúde ou a segurança, as finanças da organização, a reputação da organização ou alguma combinação destes fatores. Um incêndio devastador pode ser uma crise que coloca em risco as finanças da organização. No entanto, se o incêndio ocorrer durante o horário comercial, o incêndio também pode comprometer a saúde e a segurança, pois os funcionários podem se encontrar em perigo.
A gestão de crises procura minimizar os danos causados por uma crise. No entanto, isso não significa que a gestão de crises seja a mesma coisa que a resposta às crises. Em vez disso...