Publicado em 28 nov 2023

As boas práticas de gestão do desempenho de projetos

Redação

O desempenho de projetos é o resultado mensurável de processos estabelecidos em um projeto, fornecido pelo disposto nos indicadores, e comparando o seu planejamento com a sua execução quanto ao escopo, tempo, custo, qualidade, risco e partes intervenientes. O desempenho pode se relacionar tanto às constatações quantitativas como às qualitativas. O desempenho pode se relacionar à gestão de atividades, processos, produtos ou serviços em projetos, sistemas de gestão de projetos ou organizações estabelecidas por projetos. conceitos e processos considerados boas práticas de gestão do desempenho de projetos. Seu contexto inclui projetos, programas e portfólios. Nesse processo normativo não há a intenção de fornecer orientações detalhadas sobre a gestão do desempenho de projetos, e os tópicos pertinentes às disciplinas de gestão são abordados apenas como complemento e no contexto de gestão do desempenho de projetos. Seu contexto inclui projetos, programas e portfólios. Na verdade, a realização de projetos que permitam às organizações adquirirem vantagem competitiva e´ de suma importância. Conduzir os projetos de forma controlada e com desempenho superior é relevante para o sucesso nos seus objetivos e a consequente realização dos benefícios autorizados pela organização. Obter consistentemente êxito em seus projetos é um dos pilares da sustentabilidade de negócios. A gestão do desempenho de projetos é, portanto, fundamental para a sobrevivência e o crescimento das organizações.

Da Redação – 

Os projetos iniciados precisam ser acompanhados para garantir que permaneçam em conformidade com os objetivos de negócios, as necessidades do mercado e as linhas de base estipuladas. Toda essa avaliação, monitoramento e controle é o que formula principalmente a importante função do gerenciamento de desempenho do projeto para um gerente. Assim, deve-se compreender o que é o desempenho no gerenciamento de projetos, o que ele abrange, qual é o seu modus operandi, como os gerentes de projeto o alcançam, seus objetivos, benefícios e muito mais.

O gerenciamento do desempenho do projeto é o processo de acompanhar e avaliar a viabilidade e conveniência de projetos contínuos, bem como monitorar sua eficiência e congruência com as metas e objetivos organizacionais delineados. Ele vai além do simples acompanhamento de tarefas/atividades e envolve a supervisão de todo o projeto, desde o início até a conclusão. Os componentes da gestão do desempenho neste contexto incluiriam a gestão de orçamentos, cronogramas, recursos, comunicações, aquisições, etc., para um projeto, ignorando os sistemas da organização.

A gestã...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica