O gerenciamento dos processos de manufatura aditiva de implantes de base metálica
Redação
Os pós metálicos são o material de alimentação de inúmeros processos de manufatura aditiva. As especificações e a qualidade do insumo em pó metálico estão diretamente relacionadas à qualidade e ao desempenho dos implantes fabricados por manufatura aditiva (MA). Durante o seu uso em processos de manufatura aditiva, assim como durante o armazenamento e manuseio, os pós metálicos podem ficar sujeitos a vários fatores relevantes para a qualidade, podendo incluir a contaminação cruzada e impurezas; as alterações na distribuição do tamanho de partículas; as reações com gases ambientes; mudanças no teor de umidade; as alterações nas propriedades de fluxo; as mudanças na morfologia das partículas; absorção de fumos e respingos de solda; e as mudanças na composição química devido à evaporação seletiva de elementos de ligas individuais. Há requisitos normativos que descrevem os aspectos para o gerenciamento do ciclo de vida de materiais de base metálica para processos de manufatura aditiva de implantes a partir de matéria-prima em pó. Eles podem ser utilizados por fabricantes de pós metálicos, compradores de insumos em pó para manufatura, responsáveis pela garantia de qualidade de implantes fabricados de forma aditiva e fornecedores de equipamentos de medição e ensaio para caracterização de pós metálicos para uso em processos de manufatura aditiva de implantes baseados em pó.

Da Redação –
A fluidez é a medida da capacidade de um pó fluir, livremente ou sob uma força exercida, por exemplo, durante a etapa de recobrimento ou espalhamento. A exigência de fluidez de um pó para a manufatura aditiva fluir é relevante em relação aos sistemas MA que usam uma tubulação e/ou bocal para alimentar o pó e aos dispositivos mecânicos que criam as finas camadas necessárias para controlar o processo de fabricação.
A fluidez do pó é uma função de múltiplos fatores, particularmente os seguintes: força coesiva (por exemplo, cargas eletrostáticas, Van-der-Waals); distribuição do tamanho do pó metálico e compactação; composição química; atrito interpartículas, afetado principalmente pela rugosidade superficial e morfologia das partículas; magnetismo; e água adsorvida na superfície das partículas por condensação. Uma vez que o teor de umidade é um fator fundamental para determinar a fluidez, quando a secagem for exigida ou proibida por acordo entre o cliente e o fornecedor, ou conforme o método-padrão de escoamento selecionado, a secagem deve ser efetuada de acordo com as condições especificadas pelo método de med...