Publicado em 21 abr 2020

Por que a covid-19 causa tanto medo?

Redação

Os vírus são considerados parasitas e só sobrevivem no interior de células de organismos vivos: humanos, animais e plantas. Vírus são usados para manipular e investigar funções nas células, inclusive para curar células doentes (terapia gênica).

José Ernesto Belizário - 

Os vírus são e continuam a ser uma grande ameaça para a humanidade. Temidos por povos e governantes, os vírus são mais poderosos e letais que arsenais de armas nucleares e mais exterminadores que os tiranos e terroristas da era arcaica e contemporânea. Ao longo dos séculos, aprendemos a prever e lidar com as grandes catástrofes mais primitivas da natureza, como terremotos, incêndios e tsunamis.

Ainda temos muito a aprender com as catástrofes biológicas, como epidemias, pestes e doenças causadas por infecções viróticas e bacterianas. E a explicação é simples: a mente humana ainda não é capaz de assimilar e compreender o comportamento evolutivo de certos fenômenos biológicos, cujos princípios poderiam ser aplicados na previsão ou prevenção.

A inteligência artificial (AI) poderia ser uma solução para avaliar a previsibilidade de fenômenos naturais se pudesse aprender coisas novas sem informações prévias. Segundo o matemático Thomas Hobbes (1588-1679), a previsão é muitas vezes a principal causa do acontecimento previsto. No momento estamos enfrentamos uma realidade e não uma ficção científica, e a situação atual nos fez criar novos paradoxos e, assim, podemos agora dar um passo adiante.

Os vírus são considerados parasitas e só sobrevivem no interior de células de organismos vivos: humanos, animais e plantas. Vírus são usados para manipular e investigar funções nas células, inclusive para curar células ...

Artigo atualizado em 20/04/2020 05:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica